As Ilhas Cayman são um território britânico ultramarino situado no Caribe. Situadas 241 km ao sul de Cuba e 289 km a oeste da Jamaica, no Caribe Central, a maior das três Ilhas é Grand Cayman. As outras duas são Cayman Brac e Little Cayman, e localizam-se a nordeste de Grand Cayman. O idioma oficial das Ilhas Cayman é o inglês, mas devido ao grande número de estrangeiros que ali residem, você certamente encontrará pessoas que falam espanhol e em menor escala, alguns que falam português.

A área total das três ilhas é de 259 km2, com uma população aproximada de 55.000 habitantes, dos quais metade tem ascendência nativa de Cayman.

  • Grand Cayman: 197 km2 – 35 km de comprimento e 13 km de largura.
  • Cayman Brac: 36 km2 – 19 km de comprimento e 1,6 km de largura.
  • Little Cayman: 26 km2 – 16 km comprimento por 1,6 km de largura.
  • O ponto mais elevado das Ilhas Cayman é The Bluff, em Cayman Brac, com 42,7 metros de altura.

As Ilhas Cayman situam-se no fuso horário da Costa Leste dos Estados Unidos (Miami e Nova York, por exemplo). Em relação ao Brasil, Cayman está a duas horas atrás do horário de Brasília.

As Ilhas Cayman têm sua própria moeda, o dólar das Ilhas Cayman. A taxa de câmbio, atrelada ao dólar americano, é de CI$1,00 para US$1,22. O dólar americano é amplamente aceito em todas as Ilhas Cayman a uma taxa de CI$0,80. A maioria dos comerciantes dá troco em CI para pagamentos efetuados em dólares americanos – informe-se antes de comprar. Há um imposto de 10% cobrado pelo governo sobre estadias em hotéis.

Os serviços de telecomunicação são fornecidos predominantemente pelas empresas LIME e Digicel. Vários hotéis oferecem conexão wireless para internet, e os telefones celulares funcionam com eficiência; entretanto, cobranças de roaming e pacotes de dados serão feitas de acordo com o contrato assinado com a sua operadora. Para fazer discagem direta para as ilhas a partir de qualquer país do mundo – basta digitar o código internacional das Ilhas Cayman, 1-345, seguido do número de telefone com sete dígitos. Para ligações locais nas Ilhas Cayman, use apenas os últimos cinco dígitos do número de telefone.

Dicas 
e sugestões

  • A empresa Cayman Islands Helicopters foi criada em 2003, e oferece belos passeios que sobrevoam maravilhas naturais como a Seven Mile Beach e a Cidade das Arraias.
  • Citadas em qualquer lista como um dos cinco melhores destinos para mergulho e snorkeling no mundo, as Ilhas Cayman contam com uma deslumbrante variedade de corais em águas rasas e com paredões majestosos.